O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi), deputado Franzé Silva (PT), assinou o ato de nomeação da primeira turma de aprovados no último concurso, em solenidade realizada nesta quinta-feira (29). Os concursados foram recebidos pelos parlamentares no Plenário Waldemar Macêdo.
“A Assembleia passa por um processo de modernização. Esse processo não pode ser apenas físico, precisa que se renove os recursos humanos. O parlamento não funciona só no plenário, nas comissões, funciona em vários setores. A nossa preocupação é melhorar o Legislativo em todos os aspectos”, pontuou Franzé.
O presidente garantiu que todos os 62 aprovados serão chamados até o final do ano e destacou uma série de ações pela valorização dos servidores da Assembleia, como a implantação do plano de cargos, melhoria salarial, instituição do auxílio-alimentação e progressões.
O vice-presidente da Alepi, deputado Evaldo Gomes (Solidariedade), parabenizou Franzé Silva pela iniciativa, primeiro pela modernização da estrutura física, depois pela realização do concurso. “Hoje, 30 homens e mulheres chegam nesta Casa pela porta da frente”, disse o parlamentar, parabenizando os aprovados.
Emoção – A primeira colocada para o cargo de comunicação social foi a jornalista e cantora Luana Campos, que relembrou a árdua preparação para as provas. “Foi muito corrido porque eu tinha que conciliar. Eu levava meu tablet pra ficar estudando nos intervalos entre os shows. Eu ficava ouvindo as videoaulas na academia, lavando louças”, explica Luana, que aderiu à vida de “concurseira” pela estabilidade que a carreira pública proporciona, garantia que ela não tinha como profissional liberal.
Já Mayara Valença, aprovada para o cargo de relações públicas, tinha feito uma boa pontuação no concurso realizado pela Alepi em 2019, mas não alcançou a aprovação naquela época. Resolveu continuar estudando e agora comemora a conquista de fazer parte do quadro de servidores efetivos do Legislativo piauiense.
Aprovado para o cargo de contador, Pedro Monteiro foi um dos que fez a prova com isenção da taxa de inscrição, garantida aos mesários. “Eu sempre trabalhei 44 horas semanais em escritório, de segunda a sexta, então o tempo livre que eu tinha para estudar era à noite e eu tentei me organizar dessa maneira, trabalhando e estudando”, disse.
Orientações – Os concursados foram orientados a apresentar a documentação necessária para a posse, prevista para a última semana do mês de setembro. Os novos servidores passarão por um processo de adaptação e lotação nos cargos para os quais foram aprovados. Essa etapa será conduzida pelo setor de Recursos Humanos da Alepi.