Segunda, 24 de Março de 2025
23°C 34°C
Teresina, PI

O que há por trás do canal que traz mais de 400 filmes nacionais de graça

Cena do longa "O Bandido da Luz Vermelha", estrelado por Paulo Villaça e dirigido por Rogério Sganzerla

Da Redação
Por: Da Redação Fonte: UOL
15/08/2020 às 05h00
O que há por trás do canal que traz mais de 400 filmes nacionais de graça

Estamos falando de um canal do YouTube, chamado "Legacies of Brazilian Cinema", que reúne, com legendas em inglês, obras de ficção, documentários e entrevistas relacionados ao nosso cinema, da década de 1910 aos anos 2000. Trata-se de um verdadeiro tesouro da cinematografia nacional. E o melhor: tudo é de graça e livre de propagandas.

Tudo organizado

Uma das coisas mais legais é que o canal organiza os títulos em muitas playlists. E há seleções por década, por período do cinema nacional, por diretores em ordem alfabética, por música e até por diretor de fotografia. Entre as pérolas do nosso cinema estão filmes lendários.

Mas quem está por trás disso?

A descrição do canal, que foi criado de forma independente em fevereiro e não monetiza os vídeos, diz que o objetivo é apenas "tornar o cinema brasileiro mais acessível a um público maior, disponibilizando cópias de filmes clássicos com legendas em inglês". Cineastas ou produtores que não quiserem ver suas obras postadas de graça podem pedir a retirada.

Divulgar nosso cinema lá fora

Nós ficamos curiosos com essa história e mandamos algumas perguntas para o administrador(a) do "Legacies of Brazilian Cinema". E, para nossa surpresa, ele (ou ela) disse que responderia a mensagem por email apenas em inglês, sem revelar identidade e origem. A ideia é divulgar nosso cinema no exterior, em todas as suas fases, e evitar que ele caia no ostracismo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários