A pedido do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, o Estado do Piauí enviou, no dia 22 de fevereiro, equipe de bombeiros para ajudar nos trabalhos de resgate e auxílio aos desabrigados atingidos pelos deslizamentos de terra na cidade de Petrópolis, região Serrana do Rio. Dentro de onze dias, a missão foi cumprida e os oito militares retornaram ao Piauí no último sábado (5).
Nesse período em que a equipe de bombeiros do Piauí esteve na missão, 233 pessoas foram resgatadas. “Foi uma missão de sucesso, realizada em conjunto com os bombeiros de outros estados. Nossa função é ajudar a população em situações de crise e estamos a postos, para prestar os serviços a quem necessita”, pontua o tenente Marcílio Bezerra, que comandou a equipe piauiense enviada ao RJ.
Os deslizamentos em Petrópolis foram ocasionados pelas fortes chuvas. Dezenas de casas foram completamente destruídas. Algumas ruas do centro histórico da cidade perderam o asfalto e o trânsito ficou interditado. Segundo informações prestadas à CNN Brasil, no dia 17 de fevereiro, desde 2013, o Estado do Rio de Janeiro não tem um mapeamento das áreas de risco de deslizamentos e desabamentos.
No último levantamento feito pelo Serviço Geológico do Estado (DRM-RJ), mais de 38 mil (38.331) pessoas encontravam-se expostas a esses riscos, em 85 dos 92 municípios fluminenses. Os dados não incluem informações de sete outros municípios: Rio de Janeiro, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Angra dos Reis, Niterói e Belford Roxo, que, à época, já dispunham de projetos próprios de mapeamento.