Domingo, 08 de Setembro de 2024
Brasil Ajuda Humanitária

Bombeiros do Piauí completam missão de resgate no Rio de Janeiro

Em 11 dias de presença da equipe piauiense, 233 pessoas foram resgatadas dos deslizamentos em Petrópolis

08/03/2022 12h55 Atualizada há 3 anos
Por: Da Redação Fonte: Com informações da CCom-PI e CNN Brasil
Equipe de bombeiros do Piauí enviada a Petrópolis | Foto: Roberta Aline/CCom-PI
Equipe de bombeiros do Piauí enviada a Petrópolis | Foto: Roberta Aline/CCom-PI

A pedido do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, o Estado do Piauí enviou, no dia 22 de fevereiro, equipe de bombeiros para ajudar nos trabalhos de resgate e auxílio aos desabrigados atingidos pelos deslizamentos de terra na cidade de Petrópolis, região Serrana do Rio. Dentro de onze dias, a missão foi cumprida e os oito militares retornaram ao Piauí no último sábado (5).

Nesse período em que a equipe de bombeiros do Piauí esteve na missão, 233 pessoas foram resgatadas. “Foi uma missão de sucesso, realizada em conjunto com os bombeiros de outros estados. Nossa função é ajudar a população em situações de crise e estamos a postos, para prestar os serviços a quem necessita”, pontua o tenente Marcílio Bezerra, que comandou a equipe piauiense enviada ao RJ.

Os deslizamentos em Petrópolis foram ocasionados pelas fortes chuvas. Dezenas de casas foram completamente destruídas. Algumas ruas do centro histórico da cidade perderam o asfalto e o trânsito ficou interditado. Segundo informações prestadas à CNN Brasil, no dia 17 de fevereiro, desde 2013, o Estado do Rio de Janeiro não tem um mapeamento das áreas de risco de deslizamentos e desabamentos.

No último levantamento feito pelo Serviço Geológico do Estado (DRM-RJ), mais de 38 mil (38.331) pessoas encontravam-se expostas a esses riscos, em 85 dos 92 municípios fluminenses. Os dados não incluem informações de sete outros municípios: Rio de Janeiro, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Angra dos Reis, Niterói e Belford Roxo, que, à época, já dispunham de projetos próprios de mapeamento.

Mais lidas